Focos de fogo que tiveram início no município de Jauru (a 425 km de Cuiabá) se alastraram e atingiram propriedades rurais, destruindo áreas de pastagens e florestas de eucaliptos em Reserva do Cabaçal (a 390 km de Cuiabá). Diante da alta temperatura e o vento forte, ocorrido na última quarta-feira (19), as chamas continuaram altas, abrangendo também áreas em municípios vizinhos.
Conforme Lorenzo Tiso, administrador da fazenda Emaflor, nas proximidades das áreas atingidas pelo fogo, que causou estragos em aproximadamente 55 mil hectares, ocasionou danos materiais, no município de Reserva do Cabaçal, com a perda de áreas florestais de eucaliptos, pastos, caminhão e grade de trator.
Lorenzo Tiso contou ainda que os animais não foram atingidos pelas chamas graças à ação de proprietários de áreas no município, que se uniram para tentar conter a abrangência dos focos de fogo. Ele observou que a mudança brusca na temperatura do clima e a garoa, que chegou na manhã de ontem (20), na região está ajudando a conter o fogo.
Segundo o Instituto Centro de Vida (ICV), que faz o monitoramento dos focos de calor no Estado, aumentou cerca de 530% os registros de queimadas no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Confira as imagens dos estragos causados pelo fogo no município de Reserva do Cabaçal.
Investigações iniciaram após policiais do Gefron apreenderem 52 quilos de cocaína no mês de agosto no veículo utilizado para transporte de pacientes
45 atletas com idade entre 11 e 18 anos de vários municípios mato-grossense participam das atividades.
Neste mês de setembro, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) chama a atenção da sociedade para a campanha do Setembro Amarelo em prevenção ao suicídio. Com o objetivo de assegurar os direitos básicos das pessoas com transtornos mentais, a DPEMT reforça que todos têm direito aos cuidados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Como explica o...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.